Número de casos de violência contra a mulher, denunciados no Maranhão, coloca o Estado entre os que mais registram esse tipo de ocorrência em todo o Brasil.

No país, o número de denúncias de agressões a mulheres registradas de janeiro a julho deste ano cresceu mais de 100% em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 343.063 registros em 2010 contra pouco mais de 161 mil em 2009.

No Maranhão, foram feitas mais de 10 mil denúncias. O Estado é o 9º do país em registro de violência contra a mulher. Nesta segunda-feira os vereadores de São Luis aprovaram uma indicação de autoria do vereador Josué Pinheiro [PSDC], solicitando do Governo do Estado à criação de núcleos de defesa da Mulher no âmbito da Defensoria Pública do Maranhão.

Em entrevista, o vereador Josué Pinheiro ressalta que o objetivo da proposição, é garantir o acesso gratuito a serviços jurídicos especializados, e agilização de processo nas questões de violência contra a Mulher.

“Precisamos deslocar criar esses núcleos em áreas periféricas onde essas mulheres possam ter acesso gratuito aos serviços jurídicos especializados, dando segurança á sociedade e agilizando os processos nas questões da violência”, ressalta Josué Pinheiro.

Segundo o juiz titular da Vara Especial da Mulher, em São Luís, já houve um grande avanço quanto ao registro das denúncias no Maranhão, mas ainda falta o principal: a prevenção. O telefone para denúncias de violência contra a mulher é o 180.