Município deflagra mutirão da limpeza na Lagoa da Jansen


A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e o Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (04), um mutirão de limpeza em toda a área verde da Lagoa da Jansen. A ação atende a uma determinação do prefeito de São Luís, João Castelo, para manter o local, onde a população costuma realizar caminhadas, limpo e conservado.

Equipes dos dois órgãos municipais, com 45 agentes, iniciaram serviços de capina, utilizando roçadeiras; de limpeza, removendo o lixo acumulado nos jardins; e com o apoio de um carro-pipa realizaram a lavagem do meio-fio do calçadão, que, posteriormente, será pintado. O mutirão prosseguirá até a próxima sexta-feira (06).

“Quando a Prefeitura concluir o mutirão na sexta-feira, vamos ter equipes com 15 agentes de limpeza para manter os jardins e as áreas verdes da Lagoa da Jansen limpos e conservados”, observou o secretário-adjunto de Obras e Serviços Públicos, Ricardo Medeiros.

Segundo Medeiros, a conservação da Lagoa da Jansen é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude e do Comitê Gestor da área, mas a iniciativa da Prefeitura de São Luís visa somar esforços para proporcionar limpeza e bem-estar à população.

Segunda etapa - Ricardo Medeiros afirmou, ainda, que a Semosp, em uma segunda etapa do mutirão, executará serviços de drenagem, desobstruindo bueiros do parque, para evitar alagamentos em dias chuvosos.

De acordo com o coordenador de Manutenção Paisagística do Impur, Joaquim Oliveira, também serão realizados os serviços de poda de árvores em toda a extensão da Lagoa. “Esta é mais uma ação importante da Prefeitura, realizada em parceria pelos dois órgãos municipais com o objetivo de promover benefícios ao espaço público e aos frequentadores, mantendo toda esta área limpa e com aspecto agradável para a população”, ressaltou.