Nova unidade de odontologia é entregue na Alemanha


O prefeito de São Luís, João Castelo, e o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo, entregaram, na manhã desta segunda-feira (02), à comunidade da Alemanha e bairros adjacentes o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) reformado e adaptado a pessoas com deficiência. Na oportunidade, Castelo anunciou a construção de mais quatro centros de odontologia na capital, dois deles nas áreas Cohab/Cohatrac e Itaqui-Bacanga.

“É uma alegria muito grande entregar esse Centro de Especialidades Odontológicas, reformado e adaptado, que proporcionará ao povo de São Luís tratamento de qualidade na área odontológica. A saúde bucal é importante, pois previne uma série de problemas. Vamos construir mais quatro, um na área Cohab/Cohatrac e outro no Itaqui-Bacanga, e restaurar aqueles que já existem, como os do Filipinho e da Vila Esperança”, garantiu João Castelo ao lado da primeira-dama Gardenia Gonçalves.

Marcaram presença também na solenidade o presidente da Câmara Municipal, vereador Isaías Pereirinha (PSL), o vereador Josué Pinheiro (PSDC), o presidente do Conselho Cultural da Alemanha, vereador João Batista Matos (PPS), o representante do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão (CRO-MA), Edmilson Diniz; o diretor do CEO da Alemanha, Saulo Pacheco, secretários municipais, além de convidados e da comunidade da Alemanha e adjacências.

O CEO da Alemanha, inaugurado em 2005, foi totalmente reformado em sua parte física, ganhou novo piso, rede de esgoto, redes elétrica e hidráulica, pintura, forro e banheiros. A obra de reforma e adequação, incluindo ainda compra de material permanente, custou ao Tesouro Municipal R$ 146,2 mil.

“A unidade, totalmente climatizada, também foi adequada aos critérios de acessibilidade para cadeirantes. Tudo de mais moderno para receber as pessoas bem e com qualidade”, enfatizou Gutemberg Araújo.

Serviços oferecidos

O secretário de Saúde destacou que, a partir desta terça-feira, a população da Alemanha e dos bairros adjacentes poderão realizar, das 8 às 12h e das 14 às 18h, procedimentos de odontopediatria, endodontia (tratamento de canal), cirurgia bulco-maxilo-facial (em nível ambulatorial para dentes inclusos e impactados que ainda não saíram), prótese dentária, radiologia (raio X) e periodontia (tratamento de doenças relacionadas à gengiva).

A unidade também atenderá pessoas com deficiência, diabéticos, hipertensos, grávidas e deficientes visuais. Após a reforma, a meta é realizar dois mil atendimentos/mês no local. “Para usufruir do benefício, o cidadão deve passar por uma das 56 unidades da rede municipal que prestam serviços básicos em odontologia, como limpeza, extração e tartarectomia. É na Unidade de Atenção Básica que é dado o encaminhamento para tratamentos mais especializados, como canal e a parte de periodontia”, informou a coordenadora de Saúde Bucal da Semus, Francilena Santos.

Profissionais

O CEO da Alemanha possui 14 cirurgiões dentistas especializados, oito auxiliares em saúde bucal, 15 técnicos de enfermagem e quatro agentes administrativos. Na parte física, duas salas de espera (climatizadas) com 30 lugares, oito consultórios, sala de expurgo e três banheiros.

Com a reabertura do CEO da Alemenha, a rede municipal passa a contar com três Centros de Especialidades Odontológicas, incluindo-se o do Filipinho e o da Vila Esperança. Os dois juntos somam 1.500 atendimentos/mês, ou seja, 18 mil por ano.