Censura no Maranhão

Depois da censura ao Jornal Folha de São Paulo, agora foi a vês do jornalista do Jornal Pequeno do Maranhão, ser alvo da familia Sarney.
A vitima foi o jornalista John Cutrim.

Já somam oito as representações protocoladas pela coligação "O Maranhão não pode parar", que tem como candidata, a governadora Roseana Sarney (PMDB), contra o blogueiro John Cutrim, do Jornal Pequeno.

As representações foram impetradas desde o último sábado (21) pelos advogados da coligação. Nas ações, os advogados pedem a exclusão de matérias e a retirada do blog do ar, sob pena de aplicação de multas que variam de R$1 mil a R$ 5 mil por dia.

(Foto: Reprodução)

Os juízes, que proferiram as oito decisões, determinaram apenas a exclusão das matérias no prazo de 24 horas. Segundo pulicado num de seus postos, John Cutrim afirma que "por entender que decisão judicial deve ser cumprida (e aqui não a estamos questionando), tiramos todas as postagens dentro do prazo exigido".

O jornalista lamenta ainda a falta de liberdade de imprensa e o receio na hora de redigir mais matérias.

"Creio que em nenhum lugar do país tenha jornalista nessas eleições com mais notificações vindas por parte de um candidato...Confesso que é uma intimidação que nos autocensura, nos provoca medo no que redigir...Esses transtornos têm nos impedido de atualizar o blog com mais freqüência e da forma que queremos. Infelizmente tem sido assim e vai continuar até o dia da eleição" disse o blogueiro.